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sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Governo dos EUA admite culpa por colisão aérea que matou 67 pessoas em solo americano

Foto Reprodução

Em um reconhecimento formal de responsabilidade que promete acelerar o caminho para a justiça às famílias, o governo dos Estados Unidos admitiu sua culpa na terrível colisão aérea que matou 67 pessoas em janeiro deste ano (2025). A tragédia, que marcou o maior desastre aéreo comercial em solo americano em décadas, ocorreu nos arredores de Washington D.C., e agora tem o Estado como parte que assume falhas.

A admissão foi oficializada na última quarta-feira (17/12), por meio de um documento judicial de 209 páginas enviado pelo Departamento de Justiça a um tribunal federal. O texto, que integra uma ação civil movida pelos parentes das vítimas, é direto: "Os Estados Unidos admitem que tinham um dever de cuidado em relação aos demandantes, o qual descumpriu, causando diretamente o acidente trágico", revelou a agência AFP, que teve acesso ao documento.

O acidente aconteceu em 29 de janeiro, quando um avião da American Eagle se preparava para pousar no Aeroporto Nacional Ronald Reagan. A aeronave, que tinha partido de Wichita, no Kansas, seguia a rota de aproximação padrão. Contudo, em um momento fatídico, um helicóptero militar Black Hawk, operado pelo Exército dos EUA, cruzou seu caminho. A colisão violenta fez com que as duas aeronaves caíssem nas águas geladas do rio Potomac, sem deixar sobreviventes.

Detalhes das Falhas Humanas e Operacionais

No documento entregue à Justiça, o governo americano não se limitou a uma admissão genérica. Ele detalhou, com clareza surpreendente, as falhas humanas e operacionais que foram diretamente responsáveis pelo desastre. Entre as principais revelações, está o reconhecimento de que os pilotos do helicóptero Black Hawk não conseguiram "manter a vigilância necessária para avistar e evitar outras aeronaves".

Além disso, um controlador de voo do Aeroporto Reagan também foi apontado como parte crucial da cadeia de erros. O governo admitiu que a conduta do controlador foi inadequada e "não cumpriu" as normas federais de segurança que regem o tráfego aéreo. Em resumo, houve um descumprimento direto do dever de proteger os passageiros, mesmo em um espaço aéreo tão movimentado onde, como o próprio governo mencionou, o risco zero é impossível.

Investigação Contínua e Impacto nas Famílias

Logo após a colisão, uma análise preliminar feita pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) já indicava que problemas com instrumentos e falhas de comunicação poderiam ter contribuído para a tragédia. Embora a admissão de culpa por parte do governo não encerre a investigação, ela é um passo gigantesco para as famílias das 67 pessoas que perderam a vida, pois deve acelerar significativamente os processos de indenização.

A investigação técnica completa do NTSB ainda está em andamento. O relatório final, que promete detalhar todos os fatores mecânicos e sistêmicos envolvidos, só deve ser divulgado no próximo ano. Contudo, o trágico evento já impulsionou mudanças importantes: a região da capital federal implementou protocolos de segurança muito mais rigorosos para o tráfego aéreo, na esperança de evitar que uma fatalidade como essa se repita.

por Portaç ChiSabeTudo
BLOG OXENTE NEWS, 19/12/25

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