CLICK NA IMAGEM E ACESSE

Farmácia Esperança - BNE (Petrolândia - PE)

Farmácia Esperança - BNE (Petrolândia - PE)

JULIANO PESCA SUB

JULIANO PESCA SUB
CLICK NA IMAGEM E ACESSE O CANAL

ELETROLÉO

ELETROLÉO

terça-feira, 21 de outubro de 2025

50 ANOS DE ESCRAVIDÃO: Doméstica de 79 anos resgatada de trabalho análogo à escravidão no Rio de Janeiro; e ela ainda cuidava de uma senhora com mais de 100 anos

Doméstica de 79 anos resgatada de condição análoga à escravidão após mais de 50 anos sem registro; MTE e PF estimam R$60 mil em verbas.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Uma mulher de 79 anos foi resgatada na primeira semana de outubro em situação análoga à escravidão no Rio de Janeiro.

Ela trabalhou por mais de 50 anos como empregada doméstica para a mesma família no bairro de Padre Miguel, na Zona Oeste, sem registro em carteira e sem acesso aos direitos trabalhistas.

Como isso pôde se estender por tanto tempo? Em muitos casos, a rotina vira regra e as violações ficam invisíveis. No relatório da fiscalização consta que a trabalhadora não teve folgas, dormia no mesmo quarto da empregadora e cuidava de uma senhora com mais de 100 anos.

A operação foi coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Federal (PF). Os auditores também registraram que a idosa fazia uso contínuo de medicação para arritmia cardíaca, dado que reforça a condição de vulnerabilidade e o caráter exaustivo e ininterrupto do trabalho prestado ao longo das décadas.

MEDIDAS APURADAS

Na apuração administrativa, a auditoria estimou em cerca de R$ 60 mil as verbas rescisórias devidas e determinou medidas para regularizar a situação, entre elas:

  • anotação retroativa do vínculo empregatício;
  • recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) referente ao período trabalhado;
  • formalização do pagamento das verbas rescisórias apuradas.

O caso foi apresentado como exemplo das práticas identificadas em operações de fiscalização e pode servir de orientação para medidas de regularização do trabalho doméstico em âmbito nacional, inclusive na Bahia.

As determinações sobre pagamento, registro retroativo e recolhimento do FGTS constam no relatório da fiscalização e serão formalizadas nos procedimentos administrativos decorrentes da ação.

por Portal Chico Sabe Tudo
BLOG OXENTE NEWS, 21/10/25



Nenhum comentário:

Postar um comentário