CLICK NA IMAGEM E ACESSE

Farmácia Esperança - BNE (Petrolândia - PE)

Farmácia Esperança - BNE (Petrolândia - PE)

JULIANO PESCA SUB

JULIANO PESCA SUB
CLICK NA IMAGEM E ACESSE O CANAL

ELETROLÉO

ELETROLÉO

domingo, 23 de março de 2025

Novo consignado tem mais de 29 milhões de simulações de empréstimo em dois dias

© Pixabay

TAMARA NASSIF, SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A nova linha de crédito consignado criada pelo governo Lula (PT) já registrou 29,3 milhões de simulações de empréstimo e 2,9 milhões de solicitações a instituições financeiras desde o início das operações, na sexta-feira (21/3).

Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na noite deste sábado (22/3). Segundo a pasta, 6.683 contratos do Crédito do Trabalhador foram firmados.

O modelo permite que trabalhadores formais solicitem empréstimos a juros mais baixos do que os praticados pelo mercado, tendo o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como garantia.

A adesão ao crédito deve ser feita pelo aplicativo CTPS Digital (Carteira de Trabalho Digital), na aba Crédito ao Trabalhador. De acordo com o Ministério do Trabalho, o volume de acesso à plataforma nos últimos dois dias está 12 vezes acima do referencial semanal, considerando os últimos três meses.


Diante da alta procura, o chefe da pasta, Luiz Marinho, alertou para que os interessados no modelo de crédito "não tenham pressa" em fechar o contrato. O ideal, segundo ele, é que os trabalhadores aguardem as 24 horas necessárias para que todas as instituições financeiras habilitadas enviem suas propostas.

"O trabalhador precisa ter cautela, calma para analisar a melhor proposta", disse o ministro.

Quem contratar o novo consignado terá as parcelas do empréstimo descontadas mensalmente na folha de pagamento por meio do eSocial, observada a margem consignável de 35% do salário.

É preciso autorizar as instituições financeiras habilitadas pelo Ministério do Trabalho a acessar dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa, em respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Apenas a partir de 25 de abril o trabalhador que já tem empréstimo com desconto em folha poderá pedir migração do contrato existente para o novo modelo. Se preferir fazer a portabilidade para outro banco, será preciso aguardar até 6 de junho para solicitar diretamente pelos canais eletrônicos dos bancos. São mais de 80 instituições autorizadas, que já operam o consignado no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

por Folhapress
via Notícias ao Minuto
BLOG OXENTE NEWS, 23/3/25



Nenhum comentário:

Postar um comentário