No fim da tarde de quarta-feira (26/06/24) morre aos 67 anos o teatrólogo, poeta e compositor petrolandense Heronides Manoel Lisboa.
Foi confirmado o óbito no hospital municipal Doutor Francisco Simões de Lima, em Petrolândia - PE, onde tinha dado entrada. A causa da morte não nos foi informada.
Helorides Lisboa, era natural de Brejinho da Serra (área rural de Petrolândia), foi funcionário público municipal da prefeitura de Petrolândia. Atualmente estava aposentado.
Deixa filhos e esposa. Era teatrólogo, poeta e compositor. Atores como: Dodinha (comédiante/palhaço), Hislaine Menezes (atriz/locutora) e José Luiz (Zé Cordel) participaram de elenco, que atuaram em peças de teatro escritas pelo artista.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO
Heronides era presbítero na Igreja Pentecostal do Brasil, igreja na qual estar acontecendo seu velório, localizada na praça da Quadra 06. Que às 16h terá Um Culto Fúnebre. logo após será o seu sepultamento no cemitério municipal São Francisco de Assis, às 17h desta quinta-feira (28/06).
A família enlutada e amigos convidam a todos para este ato de fé, respeito e solidariedade humana
VEJA ABAIXO A LETRA DE UMA DE SUAS OBRAS.
A canção Hino de Petrolândia, é uma das músicas do Disco SAUDADES DE PETROLÂNDIA
HINO DE PETROLÂNDIA
Compositor: Heronildes Lisboa
Interpretação: Pe. José Maria Coral Vozes do São Francisco
Petrolândia, confiamos em você
Os sacrifícios feitos por sua gente
Gente pra frente, Inteligente,
Petrolândia, faremos tudo por você. (Refrão)
O seu progresso e desenvolvimento
Não acabam com sua inundação.
O seu povo já deu consentimento
Mesmo de malas na mão.
Sua imagem e seu nome no porvir
Escritos pelos homens de então.
Que construíram, te fizeram progredir...
Desbravando este velho sertão.
Não caia em prantos de aflição
Iremos juntos reconstruir
São Francisco vai nos ajudar.
Oh! Petrolândia, confiamos em você!
Terra da paz, tranquilidade
Na amizade, com muito prazer.
Pela sua hospitalidade,
Petrolândia, confiamos em você.
Petrolândia sinta dos seus estudantes,
De seus filhos toda emoção.
Ao comemorarmos sempre juntos,
A data da sua emancipação.
Fala do poeta Alexandre Sertão
Conheci Heronides Lisboa na minha adolescência, em Itaparica (Acampamento Chesf) na cidade de Jatobá (na época: Cidade Livre) no final da década de 80. Logo depois em vários momentos na Agrovila 01, do Bloco 01, no projeto Barreiras, já na nova Petrolândia, após a transição. Comunidade na qual éramos reassentados.
Como ator, não tive o prazer de atuar em uma de suas peças. Mas, o que fica em mim do poeta Heronides (assim por mim chamado) é a lembrança de alguém que, quando fala em cultura, os seus olhos brilhavam; as vezes emocionado, sua voz embargava. Sentindo uma certeza tristeza, por não vivenciar mais, os momentos que o mesmo, classificava como memorável. "Ora, falando de suas peças, parecia atuar ao vento, falando e movimentando as mãos e o corpo".
Falava do quanto gostava e admirava a atriz e locutora Hislaine Menezes, e o quanto a mesma, para ele, era uma grande atriz, e um talento promissor.
Em momentos dizia: Que achava uma pena, e sentia muito, por tanta coisa da antiga cidade que ficara no esquecimento. E que algo precisava ser feito.
"Para mim, morre o corpo do poeta, suas lembranças (de si para o mesmo) no esquecimento já estão". Mas para nós, em especial sua esposa; seus filhos; demais familiares (aos quais simbolizo o meu respeito e carinho) e amigos, que de fato o consideravam: "Ficam a lembrança de um homem que sempre buscou trabalhar, e do seu jeito, sempre fazer a sua parte", e que nos últimos anos, entregou sua vida aos braços de Cristo, tem em si, a promessa da ressurreição"
"Que assim seja, feita a permissão Divina sobre a sua vida, o legado, a memória, sua fé e o seu futuro"
Do Poeta para o Poeta: O MEU RESPEITO!
Redação BLOG OXENTE NEWS, 27/06/24
Poeta Alexandre Sertão
Repouse em paz meu amigo . Ele foi também Conselheiro Municipal de Saúde tempos atras
ResponderExcluir