Oxente News

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Por unanimidade, STF condena Zambelli a 10 anos de prisão e perda do mandato por invasão hacker ao sistema do CNJ

STF forma unanimidade para condenar Zambelli por invasão hacker ao sistema do CNJ

STF forma unanimidade para condenar Zambelli por invasão hacker ao sistema do CNJ


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou unanimidade nesta quarta-feira (14/5) para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Último a se manifestar, o ministro Luiz Fux seguiu o relator Alexandre de Moraes. Também votaram a favor Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. O julgamento termina na próxima sexta-feira (16/5). Ainda cabe recurso. O julgamento virtual começou na sexta-feira (9/5) e foi finalizado hoje.

Com a decisão, Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão, perda do mandato após o fim de todos os recursos possíveis e o pagamento de R$ 2 milhões em danos morais coletivos, valor que deverá ser dividido com hacker Walter Delgatti, que é réu confesso e que foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão neste mesmo processo.

Conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Segundo as investigações, o hackeamento foi executado por Delgatti, que confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar.

Em nota à imprensa após o início do julgamento, a defesa de Carla Zambelli contestou a realização de um julgamento virtual para condenar a deputada. Os advogados também consideraram “absolutamente injusto” que a parlamentar seja condenada “sem provas irrefutáveis”.


por Portal PE10

BLOG OXENTE NEWS, 15/5/25

Nenhum comentário:

Postar um comentário